top of page

Aeroporto Moussa Tobias

No apagar das luzes da melhor administração que Bauru conheceu, o Prefeito OSVALDO SBEGHEN deu início ao tão sonhado projeto à época, um novo AEROPORTO compatível com a grandeza desta terra.

Iniciou esta empreitada em 1982, decretando de "UTILIDADE PÚBLICA" a mesma área em que anos depois (inclusive pela própria reinvindicação e pressão de SBEGHEN, também como Deputado Estadual) foi efetivamente construído o Aeroporto Moussa Tobias.

Há muito Bauru necessitava de outro aeródromo, uma vez que o aeroclube local já apresentava diversas limitações quanto à expansão e ao pouso de aviões maiores.

SBEGHEN compreendeu bem o lema "Bauru, Cidade Sem Limites", desde que mudou-se para cá nos anos 1950 com seus pais e irmãos, e lançou a semente de outra grande obra, ainda que soubesse que não haveria tempo suficiente em seu governo para executá-la; Resolveu dessa forma torná-la irreversível, trabalhando para isso até o último dia de seu mandato de 6 anos, junto aos órgãos governamentais envolvidos.

Existe muito boato envolvendo a escolha do local do novo aeroporto, mas o fato é que ele foi escolhido pelas autoridades competentes, visando possibilidade de ampliações futuras, retirar o movimento aéreo da zona urbana pela alta densidade de construções e pessoas devido ao risco de acidente aéreo, menor custo de terraplenagemc, condições de visibilidade,  acesso e topografia.

Alguns reclamam que o Aeroporto Moussa Tobias ficou muito longe para embarque, cerca de 20 Km do centro da cidade, quando de fato os maiores aeroportos do mundo, como o de Melbourne na Austrália, ficam em áreas rurais a mais de 50 Km de distância do centro urbano.

OSVALDO SBEGHEN simplesmente trabalhava para transformar Bauru em uma cidade líder dentro do Estado de São Paulo e consequentemente do Brasil inteiro, e perguntem a quem viveu nesta época para descobrir que durante 1977 ao início de 1983, durante seu mandato como prefeito, isso era uma realidade incontestável.

​

​

bottom of page